(DES)DIBUJAR FRONTERAS / INAUGURAR FRONTERAS

(DES)DESENHAR (DES)DIBUJAR FRONTEIRAS FRONTERAS / INAUGURAR INAUGURAR FRONTEIRAS FRONTERAS

Ministrantes de Workshops

Andréa de Oliveira Tourinho
Desde 2014 é Docente do Curso de Graduação e do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo (PGAUR) da Universidade São Judas Tadeu (São Paulo). Ministrou cursos sobre as relações entre Patrimônio e Urbanismo no Centro de Preservação Cultural (CPC) da Universidade de São Paulo (2013-2014). Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Patrimônio Cultural e Urbanismo: discursos e práticas”; certificado pelo CNPq, e vinculado às Linhas de Pesquisa do PGAUR, abrangendo discussões multi e interdisciplinares, envolvendo os campos da teoria e história da arquitetura e do urbanismo; planejamento, políticas e gestão urbanas; e, preservação do patrimônio cultural. Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (2004); mestrado em Estética y Teoría de las Artes pelo Instituto de Estética y Teoría de las Artes, Universidad Autónoma de Madrid (1991); graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie (1985).

Artur Simões Rozestraten
Doutor em Estruturas Ambientais Urbanas pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2007), mesma instituição onde desenvolveu seu mestrado (2003) e graduou-se em Arquitetura e Urbanismo (1995). Atualmente é docente RDIDP na FAUUSP-São Paulo no grupo de disciplinas de Metodologia na graduação e na área de Representações e Processos de Produção na pós-graduação. Exerce a coordenação acadêmica do Laboratório de Modelos e Ensaios LAME, é coordenador científico do NAWEB - Núcleo de Apoio à Pesquisa em Ambientes Colaborativos na Web, pesquisador associado ao RELAB - Laboratório de Representações da FAUUSP e coordenador do Grupo de Pesquisa 'Representações: imaginário e tecnologia' (CNPq). Tem experiência profissional na área de projeto e gerenciamento de obras atuando como pesquisador (bolsista produtividade CNPq-2) nos seguintes temas: representação e imaginário da arquitetura, maquetes e modelagem tridimensional, processos projetuais, história do projeto e da tecnologia da arquitetura.

Eneida de Almeida
Possui doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP (2010), mestrado em Studio e Restauro dei Monumenti, Università degli Studi di Roma La Sapienza (1987) e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP (1981). Desde 1991 é professora da Universidade São Judas Tadeu, atualmente em Regime de Tempo Integral, atua na Graduação e no Mestrado Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo é co-editora da revista eletrônica arq.urb, do PGAUR/USJT.

David M. Sperling
Arquiteto, professor-doutor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP e pesquisador do Núcleo de Estudos das Espacialidades Contemporâneas (NEC.USP). Mestre e doutor em arquitetura (respectivamente pela EESC-USP e pela FAU-USP). Curador da Meta-curadoria Abstração do Instituto de Estudos Avançados da USP. Membro do Conselho Executivo Internacional da Sociedade Iberoamericana de Gráfica Digital – SIGraDi. É revisor dos periódicos International Journal of Architectural Computing, Arquitextos, Gestão & Tecnologia de Projetos, Risco e Arq.Urb. Atua principalmente com os seguintes temas: espaço, tecnologia e cultura; arquitetura, processos de projeto e fabricação digital; interfaces entre arquitetura e arte contemporâneas.

Fábio Lopes de Souza Santos
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1980), Master of Arts pelo Royal College Of Arts (1984) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2000). Realizou diversas exposições de artes plásticas. Atualmente é professor doutor efetivo do Instituto de Arquitetura e Urbanismo em São Carlos, Universidade de São Paulo. É membro do Conselho Editorial da Revista Risco (São Carlos). Tem experiência docente na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos temas arte e cidade, identidade nacional e artes plásticas.

Fernando Guillermo Vázquez Ramos
Desde 2010 é professor do curso e do programa de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Judas Tadeu. Doutor pela Universidade Politécnica de Madrid (1992), Magister em Estética e Teoría de las Artes pelo Instituto de Estética y Teoría de las Artes de Madrid (1990), Técnico Urbanista pelo Instituo Nacional de Administración Pública (Espanha) (1988) e Arquiteto pela Universidade Nacional de Buenos Aires (1979). Desde 2012 é co-editor da revista eletrônica arq.urb, do PGAUR/USJT.

Gastão Sales
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (1996) e Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor da Universidade São Judas Tadeu, tendo sido colaborador de vários escritórios técnicos, com destaque recente para a parceria com o Piratininga Arquitetos Associados e a sociedade no URB2 Arquitetos Associados (2006 - 2014). Tem experiência em vários campos de atuação, com ênfase em Projeto de Arquitetura e Urbanismo, Tecnologia da Informação e Comunicação e Ensino e Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto de edificações de uso coletivo e público, requalificação urbana, desenho urbano, coordenação interdisciplinar, tecnologia educacional e infografia arquitetônica.

Joubert Lancha
Arquiteto e Urbanista pela FAU/PUC-Campinas (1985), concluiu o mestrado e o doutorado (1999) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Em 2008 obteve o título de Livre Docente junto a Universidade de São Paulo com o trabalho intitulado “Os textos de Palladio”. Professor associado da Universidade de São Paulo atuando junto ao Instituto de Arquitetura e Urbanismo onde exerce desde 2013 a presidência da Comissão de Pesquisa. Tem experiência na área de Projeto e História da Arquitetura e do Urbanismo, com ênfase na questão dos meios de representação e das metodologias projetuais; atuando principalmente nos seguintes temas: tratados de arquitetura, arquitetura de Andrea Palladio e metodologias projetuais e desenho de arquitetura. É membro do Núcleo de apoio à pesquisa - Estudos de linguagem em arquitetura e cidade (N.ELAC - IAU.USP).

Luciano Bernardino da Costa
Doutor pela FAU-USP na área de Projeto, Espaço e Cultural sob a orientação da Profa. Dra.Vera Palamin. Possui mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1991). É professor doutor, em regime RTC, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP) e também professor assistente III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Atua principalmente nas seguintes áreas de ensino e pesquisa: Artes; Linguagem da Arquitetura e da Cidade, Fotografia e interações entre percepção, fotografia e metrópole.

Maria Carolina Maziviero
Professora Tempo Integral da Universidade São Judas Tadeu de São Paulo. Membro do corpo docente da graduação e do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL/2003), especialista pela Universidade Católica de Santos - UNISANTOS (2005), mestre (2008) e doutora (2013) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, FAUUSP, com estágio doutoral no Institute of Urban and Regional Development da Universidade da Califórnia, Berkeley. Líder do grupo de pesquisa CNPQ "Urbanismo na era digital", atuando em duas linhas: 1) Sistemas generativos e metodologia de projetos urbanos contemporâneos; e 2) Urbanismo Insurgente: novas formas de ação na cidade.

María del Carmen Ramírez Hernández
Fecha de nacimiento 10 de octubre de 1962 en la ciudad de México. Doctorante en Diseño, planificación y conservación de Paisajes y Jardines. Maestría y Especialización en Estudios Urbanos en la UAM Azcapotzalco. Licenciatura en Arquitectura. Premios de Arquitectura Nacionales e Internacionales, Brighton Inglaterra y Santa Sofía Bulgaria por la reconstrucción de la Ciudad de México, entre otros. Consejera Divisional en dos periodos por el Departamento de Métodos y Sistemas en UAM Xochimilco. Miembro fundador de las áreas de investigación: Taller de Vivienda y de Espacios Habitables y Medio Ambiente. Jefa del Área de investigación Espacios Habitables y Medio AMbiente. Responsable del Programa de Vinculación Externa y Proyectos Interinstitucionales de CyAD Xochimilco del 2007-2008. Professora del Posgrado en Diseño desde el 2005. Experiencia profesional y de investigación en torno a la vivienda popular así como diseño de espacios públicos. Diversas Pubicaciones en periódico, libros colectivos y revistas, así como participación y organización de eventos de carácter académico nacionales e internacionales.

Maria Isabel Imbronito
Graduada Arquiteta e Urbanista pela FAUUSP (1994), com mestrado (2003) e doutorado (2008) pela mesma instituição. Docente na Graduação e Pós-Graduação no Curso de Arquitetura e Urbanismo da USJT.

Mauricio Arnoldo Cárcamo Pino
Arquitecto por la Universidad de Talca (2008), Doctorando en Arquitectura y Urbanismo en la ETSAM-UPM. Es Académico de la FAU, Universidad de Chile, profesor invitado de la FAPyD-UNR, Argentina, FAADU - UMSA, Bolivia y tutor del Instituto Tecnologico de Monterrey. Ha sido docente invitado y/o director de diversos Workshops en Latinoamérica. Actualmente desarrolla investigación en el ámbito de la presentación gráfica y volumétrica manual y la relación de esta con la construcción del pensamiento arquitectónico.

Myrna de Arruda Nascimento
Arquiteta formada pela FAUUSP (1985), onde titulou-se mestre (1997) e doutora (2002). Mestre também em Ciências da Comunicação (1994) pela Faculdade Cásper Líbero. Atualmente é professora e pesquisadora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP) junto ao Departamento de Projeto, onde leciona nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design; também é professora e pesquisadora do Centro Universitário SENAC, onde leciona na graduação ( Arquitetura e Urbanismo e Design) , nos cursos de Pós-Graduação Lato-Senso de Design de Interiores e Arquitetura Comercial, e onde coordena o grupo de pesquisa em Comunicação, Arquitetura e Design, sendo líder da linha de pesquisa em Arquitetura e Design.

Paula Rodríguez Monroy
Arquiteta e académica, formada na Faculdade de arquitetura da Universidad Mayor do Chile (2013), com experiência e interesse no âmbito da investigação, editorial, desenvolvimento de seminários culturais multidisciplinares e projetos fotográfico em torna da arquitetura e cidade.  Desde sua formação há participado em projetos de arquitetura na escala urbana a nível nacional e internacional (Brasil e Equador). Dentro da sua carreira profissional há levado a cabo o cargo a Área de Pesquisa e Arquitectura na Editorial Constructo (2013-2014), Assistente de Pesquisa e Mestrado na Pontifícia Universidad Católica de Chile (2015), e fez parte da equipe curatorial da XIX Bienal de Arquitectura de Chile (2015). Dentro da área académica, se desenvolve como professora na Universidad Mayor de Chile (2014-2015), foi professora convidada pela Fundação Armando Alvares Penteado-FAAP (São Paulo) para o W.A.S.15 Workshop Santiago da UC (2015), e atualmente leva a cabo uma pesquisa de intercambio na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo (FAU-USP) sobre os usos urbanos temporais.

Paula De Vincenzo Fidelis Belfort Mattos
Atualmente é coordenadora dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade São Judas Tadeu e também coordena o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo na mesma Universidade. Exerce a função de professora da graduação e pós-graduação na Universidade São Judas Tadeu. A pesquisadora possui graduação em Arquitetura e Urbanismo - Instituição Moura Lacerda (1986), mestrado em Artes Visuais - IA/UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997) e doutorado em História da Arquitetura - FAUUSP - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (2007). Tem experiência na área de Arquitetura e Desenho Industrial, com ênfase em Pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: modernismo, história da arte, arte, arquitetura e artes plásticas.

Paulo Castral
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Engenharia de São Carlos Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Engenharia de São Carlos Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é professor doutor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo - Universidade de São Paulo - e coordena o Núcleo de Apoio à Pesquisa em Estudos de Linguagem em Arquitetura e Cidade (N.ELAC). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Fotografia e Arquitetura, atuando principalmente nos seguintes temas: percepção, desenho, caderno de viagem, cidade, arte e fotografia.

Pedro António Janeiro
Possui graduação em Arquitectura e Design pela Universidade de Lisboa (1998), mestrado em Cultura Arquitectónica Contemporânea e Construção pela Universidade de Lisboa (2003) e doutorado em Teoria da Arquitectura pela Universidade de Lisboa (2008). Atualmente é professor doutor convidado da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, professor doutor - INTERNATIONAL PHD ARCHITECTURE AND URBAN PHENOMENOLOGY e professor doutor da Universidade de Lisboa.

Ruy Sardinha Lopes
Bacharel (1987), mestre (1995) e doutor em Filosofia (2006) pela FFLCH-USP.Professor doutor do curso e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP, campus de São Carlos. Vice -presidente da Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação SOCICOM (2014-2016). Vice-Presidente da Union Latina de Economía Política de la Información, la Comunicación y la Cultura - ULEPICC Federación (2013-2015). Coordenador do Núcleo de Estudos das Espacialidades Contemporâneas (NEC-USP).

Simone Tanoue Vizioli
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1991), mestrado (1998) e doutorado (2006) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Doutor (RDIDP) do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - São Carlos. Atua principalmente nas seguintes áreas: representação e linguagem com ênfase no desenho analógico e digital; acessibilidade e desenho universal. É membro do Núcleo de apoio à pesquisa - Estudos de linguagem em arquitetura e cidade (N.ELAC - IAU.USP).

Valéria Fialho
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (1992), Mestrado (2002) e Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2007). Desenvolve atividade docente desde 1998 e atualmente coordena o Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário SENAC, onde também atua como pesquisadora. No SENAC Santa Cecília coordena o curso de pós-graduação em Arquitetura Comercial. É sócia diretora da Nave Arquitetos Associados desde sua fundação em 1994. Tem experiência na área de projetos de arquitetura, urbanismo e design, com diversos projetos publicados no Brasil e no exterior.

Vera Pallamin
Professora livre-docente, graduada em Arquitetura e Urbanismo e em Filosofia pela Universidade de São Paulo (FAU e FFLCH - USP). Realizou Mestrado e Doutorado na FAUUSP e conduziu pesquisas de pós-doutorado na University of California, Berkeley (EUA) e na Università degli Studi di Firenze (Itália), voltadas para a relação entre arte e esfera pública. É docente junto à FAUUSP nos cursos de graduação e pós-graduação, orientando pesquisas de Mestrado e Doutorado. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: cidade e cultura contemporânea, cultura urbana e espaço público, cidade contemporânea e arquitetura, arte e esfera pública, arte urbana.

Vicente Guzmán Ríos
Doctor en Ciencias Sociales (Universidad Autónoma Metropolitana-Xochimilco); arquitecto con estudios Vivienda y Maestría en Urbanismo (Universidad Nacional Autónoma de México), Diplomado en Arte Contemporáneo (Escuela Nacional de Antropología e Historia). Investigador y docente de la Universidad Autónoma Metropolitana Unidad Xochimilco desde 1976. Líneas de investigación: espacio público y vivienda. Imparte cursos y conferencias en sedes universitarias y culturales de México y el extranjero. Libros recientes: Revivir la vivienda en México. Cosas de casas y autoproducción (UAM-2013) y Pequeviajeros del Barrio Mágico de San Agustín de las Cuevas (Deleg. Tlalpan,-2015). Realiza exposiciones pictóricas o fotográficas al interior y exterior del país. Acuarelista, miembro fundador de la Asociación Mexicana de Estudios en Estética. 
Exposiciones virtuales.

Nenhum comentário:

Postar um comentário